Project without external funding

Interkulturelle Untersuchungen (Deutschland/Brasilien) zu den Beziehungen zwischen Wort und Bild in Zeitung, Werbung und in den Hypermedien


Project Details
Project duration: 01/200012/2007


Abstract

Dieses Projekt untersuchte die spezifischen Unterschiede in der Gestaltung und in der Bewertung der Wort-Bild-Beziehungen in der brasilianischen und deutschen Kultur, die sich in den Medien zeigen. Die Untersuchungsschwerpunkte waren die Medien Tagespresse, Plakatwerbung und Internet. Das Forschungsvorhaben wurde in Zusammenarbeit von Medienwissenschaftlern der Kath. Universität Sao Paulo und der IAG Kulturforschung durchgeführt. Das Projekt wurde vom DAAD (Bonn) und von CAPES (Brasilia) in den Jahren 2000 bis 2003 mit jährlich ca. 25.000 EURO finanziert. Die wichtigsten Beiträge, die als Buchveröffentlichung in portugiesischer Sprache erschienen:

Introdução (Lucia Santaella e Winfried Nöth)

JORNAL Texto e imagem no jornalismo alemão em contraste com o brasileiro (Agnes Tafreschi), Reflexão e informação nos jornais alemão e brasileiro (Mirian dos Santos), Legibilidade e teor estético: tensões e diálogos entre a palavra e a imagem na Folha e no FAZ (Márcio Seligmann-Silva)

PUBLICIDADE Texto e imagem: Comparando a publicidade externa da Alemanha e do Brasil (Nina Bishara), Publicidades de rua na Alemanha e no Brasil: contrastes (Margarita Cortés Suárez)

CAPAS DE REVISTA Capas da Der Spiegel: Análise semiótica de suas composições e contextos (Guido Ipsen), Imagem e verbo nas capas da Revista Veja em contraste com Der Spiegel (Geane Alzamora), veja no espelho (Afonso Medeiros)

HIPERMÍDIA E REDES As formas intermidiáticas em textos digitais (Karin Wenz), ex-Crever? (Marcus Bastos), Hipermídia: as redes e os alicerces de uma cultura mundializada (Rogério Tavares), Tendências da linguagem científica em expressividade digital na Alemanha e Brasil (Sérgio Bairon), Conclusões (Lucia Santaella u. Winfried Nöth)



Principal Investigator

Last updated on 2017-11-07 at 15:00